#BXD: Quando Arte e Desenvolvimento Sustentável andam juntos

18575522_1077443739067196_252224056_o

Finalmente! Nesta quarta-feira (17), aconteceu a estreia do documentário “BXD – Baixada Nunca Se Rende, no Cine Odeon, Rio de Janeiro. Dirigido pelo italiano Christian Tragni e a brasileira Juliana Spinola, o filme apresenta ao mundo o projeto-piloto “Música para Avançar o Desenvolvimento Sustentável”, fruto da parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o primeiro coletivo de músicos patrocinado pelo ONU, o BXD – grupo nascido em Belford Roxo e que se reúne no Centro Cultural Donana, espaço importante de representatividade cultural na cidade.

Quem pôde comparecer ao evento, teve a oportunidade de prestigiar a uma noite de arte e ativismo. É fantástico quando cultura e questões sociais são trabalhadas em conjunto, pois é a melhor forma de tornar popular pautas que, no geral, não são do interesse das grandes massas, mas que seriam de suma importância que fossem.

Durante o evento, também foi feita a distribuição de um CD promocional auto-intitulado com o nome do coletivo. Ao todo, são 7 faixas autorais que abordam temas indispensáveis para a nossa sociedade, como racismo, violência policial e ambientalismo. Quanto ao disco, é inegável que os artistas da Baixada possuem um potencial artístico insuperável, assim como qualquer outro que vem de uma região periférica. Artistas se inspiram em sua realidade, e a realidade de quem mora na Baixada é repleta de desafios. Quando esses desafios se tornam música, essas questões sociais são transmitidas para aqueles que escutam, fazendo com que esses assuntos fiquem em evidência.

 

18486260_10209426762688578_222897065396330554_nFoto de Brenda Hada.

 

Como morador da Baixada, poder assistir os locais por onde que eu passo todo dia representados no cinema mais importante da cidade maravilhosa foi como ter um sonho realizado. O filme não se trata de uma visão pessimista demais sobre a Baixada, mas também não tem uma visão tão romantizada: trata-se de visão sincera do que ela é. Que assim como em outros lugares, temos os nossos problemas, os nossos desafios, mas, sobretudo, temos esperança. É sobre essa esperança que o filme retrata: que acreditamos em um amanhã melhor e que não desistiremos até ele chegar.

 

Confira o teaser:

 

Leave a comment