Um mundo sem drogas

Por Juliana de Carmo 

Chegou ao Brasil,no Rio de Janeiro,junto com as olimpíadas,  a Fundação Mundo Sem Drogas, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o quão prejudicial pode ser o consumo de drogas podendo levar a dependência ou até mesmo a morte.

A Fundação é internacional, sem fins lucrativos e tem sua cede em Los Angeles.Lá ela recebe o nome de “Drug-free World,” já se encontra em 181 países e veio para o Brasil na época das olimpíadas,pois o consumo  se encontra maior em grandes eventos.

Há um site específico da Fundação  (www.mundosemdrogas.org.br) que foi traduzido pelos voluntários junto aos livretos. Lá podemos acompanhar um pouco mais do andamento do projeto e também  encontrar um documentário sobre como geralmente acontece o contato da pessoa com a droga.O vídeo está em inglês mas contém legendas em português e já ganhou um prêmio internacional.

Existem centenas de voluntários espalhados pelo mundo.No Rio de Janeiro eles são convocado através de uma aliança formada por amigos,familiares,grupos religiosos e pela secretaria da defesa civil.Essas pessoas são capacitadas e irão passar para frente as informações corretas.

Mais de 70  milhões de livretos educacionais estão disponíveis em vinte e três  idiomas e são  entregues em milhares de eventos.Alertas de utilidade pública têm sido transmitidos em 787 canais de televisão.

Simone Rocha,já considerada embaixadora da Fundação  no Brasil,entrou nessa instituição com o intuito de ajudar ao próximo.

”Quando você ajuda uma pessoa,você está ajudando muitos,”disse Simone.

Para ela a arma mais eficaz contra as drogas é a informação.

“É muito mais fácil uma pessoa desinformada entrar no mundo das drogas,” ela contou.

Essas ações têm ajudado as pessoas de todo o mundo a compreender  as consequências do uso das drogas e decidirem por si só a não usar.

Leave a comment