Horta comunitária: para vidas saudáveis e sustentaveís

Por Victor Hugo Pereira 

Em 2012, durante a Semana do Meio Ambiente, um grupo de alunos do Colégio Estadual Presidente Kennedy, Belford Roxo, se reuniu para desenvolver um projeto sobre compostagem, coletando resíduos orgânicos e fazendo o experimento em um pequeno canteiro criado por eles na escola. Anos depois, o que começou como um simples trabalho de classe, hoje é referência em ecologia na cidade.

Hoje funcionário da Prefeitura de Belford Roxo, Marcelino Araújo, de 52 anos, foi um dos alunos que participou da iniciativa na época e até hoje, mesmo depois de formado, ele continua ajudando na horta comunitária.

“É uma terapia. A pessoa que vem para cá, visitar uma vez, não quer mais sair. Dá um prazer imenso.”

Além de cultivar hortaliças in natura (como alface, beterraba, couve e chicória) para o próprio consumo da escola, o espaço também é usado frequentemente pelos alunos do curso de Meio Ambiente para a realização de diversas atividades acadêmicas e ecológicas, uma delas é o cultivo de mudas de árvores da Mata Atlântica, como o jacarandá, o pau-brasil e o ipê-roxo.

“A prefeitura de Paraíba do Sul esteve aqui e levou mais de duas mil mudas para reflorestamento”, disse Araújo.

Por mais que não seja necessário muito espaço e os custos de mantimento sejam mínimos, o que mais dificulta na criação de uma horta comunitária é a falta de voluntários, sendo que os professores têm papel fundamental na convocação deles no colégio.

“Existem muitos prazeres na vida, mas cuidar de um canteiro, acompanhar o processo todo… é muito gratificante. Mas infelizmente a nossa sociedade cultiva valores diferentes. Eu escuto as pessoas que olham da grade falar ‘esse cara é maluco, vem pra cá, não ganha nada, trabalha feito um burro velho na horta, só para ver canteiro ficar verde?’ Eles não sabem o valor que isso tem.”

Durante todas as manhãs de sábado, as portas da horta no C.E.P.K. estarão abertas para todos aqueles que quiserem apoiar e conhecer um pouco mais sobre o projeto. A horta também tem um Facebook, click aqui para saber mais.

One thought on “Horta comunitária: para vidas saudáveis e sustentaveís”

Leave a comment